Marcialidade, emoção e nostalgia faz parte do desfile que a Polícia Militar do Estado de Sergipe leva para a Avenida Barão de Maruim nessa segunda-feira, 7 de Setembro, dia que comemoramos a Independência do Brasil.
desfile PM.png
Foto: PM/SE
No ano em que faz aniversário de 180 anos, a Corporação foge do convencional e abre o desfile cívico com um pelotão formado por filhos e filhas de policiais, trajados com réplicas dos uniformes das Unidades em que seus pais ou mães estão lotados. Os meninos e meninas, compreendidos na faixa etária de cinco a 13 anos, prometem encantar o público.
Seguindo os policiais mirins, a PMSE trás representações dos seus projetos sociais, meninas dos olhos da Força Auxiliar. Este bloco é formado por instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), alunos da Escola Pública Diomedes Santos, localizada no bairro Santa Maria, que já receberam a iniciativa social, e o Leão, mascote do PROERD. Aí também desfilam, integrantes do Programa ‘A Escola Vai ao Batalhão de Choque’ – iniciativa desenvolvida pelo Batalhão de Polícia de Choque, que oferece aulas gratuitas de judô a alunos de escolas públicas. Também vai para a Barão, Ketilley da Silva Santos, que participa do projeto e é integrante da seleção sergipana de judô.
Na sequência, a PM trás a representação da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (FECONSEG), que é formada por moradores da capital e do interior e trabalha em parceria com a Polícia Militar, levando à Corporação as necessidades da população de vários cantos do Estado e funcionando como um canal direto de comunicação com a sociedade. Também participa da parada militar, a Banda de Música da PMSE, que será regida pelo major José André Lima Neto.
Após a Banda, o comandante da tropa no desfile, tenente-coronel Hilário Santana da Silva, marcha pela Avenida, sendo seguido por uma representação do Estado Maior da PM, composta por majores do Quadro de Oficiais Combatentes; pela guarda bandeira e pelo Pelotão de bandeiras históricas do Brasil. Depois das bandeiras, a emoção invade as comemorações do 7 de Setembro, pois quatro policiais feridos em serviço desfilarão em suas cadeiras de rodas, recebendo toda a honra da Corporação e do público, como homenagem e reconhecimento pelos trabalhos prestados à sociedade sergipana.
O desfile tem continuidade com o Batalhão Especial de Segurança Patrimonial – Unidade formada por policiais ‘aposentados’, que tem a finalidade de proteger o patrimônio público do Estado, proteger a guarda dos quartéis e realizar serviço administrativo, possibilitando ao Comando da Polícia Militar colocar nas ruas os policiais mais jovens.
Além da experiência, a PM leva para a Barão os 385 novos alunos de soldado que estão fazendo o Curso de Formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Na ocasião, os discentes serão comandados pelo capitão Pablo Magalhães Alves Gama, comandante do Corpo de Alunos do CFAP.
Depois dos recrutas, é a vez dos homens e mulheres que atuam nos Batalhões de Polícia da Área Metropolitana e nas Unidades e Subunidades especializadas da PMSE. Neste momento, a Avenida será tomada por representações do 1º, 5º e 8º Batalhões; Batalhão de Policiamento de Trânsito, representando as Companhias de Policiamento de Trânsito e Rodoviário (CPTran e CPRV); Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp); Pelotão de Polícia Ambiental; Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC); Comando de Operações Especiais (COE), que fará uma demonstração envolvendo disparos de festim, com fuzil 7,62 durante o percurso, e o Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI).
Seguindo o COE, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) desfila com representações de suas três Companhias, realizando evoluções de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e levando para a Barão animais do Canil da PMSE. Posteriormente, o Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM) desfila, apresentando manobras e demonstrações de destreza e habilidade com motocicletas.
Após as motos, o Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) galopa com 18 conjuntos, comandados pelo capitão Roberto Menezes de Souza, apresentando evoluções de CDC. Além da Cavalaria, o Grupamento Tático Aéreo participa da parada militar com suas duas aeronaves, Falcão 01 e 02, numa passagem rápida, a baixa altitude, ao longo da Avenida Barão de Maruim. Encerrando a participação da Polícia Militar, viaturas empregadas no policiamento da capital e Grande Aracaju desfilam
Nenhum comentário:
Postar um comentário