sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Sergipe registra maior safra de milho do Nordeste


 Segundo levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste, que analisa dados do IBGE, Sergipe é destaque como principal crescimento de produção de grãos do Nordeste. O Estado registrou o maior incremento entre todas as safras de grãos da região na produção de milho, com o aumento de 462,9%. A alta em Sergipe superou o Ceará (225,5%), o Piauí (139,6%) e o Maranhão (139%).

 Em 2017, a safra de grãos no Nordeste cresceu 85,6%, comparando com o ano anterior, totalizando 17,8 milhões de toneladas. O resultado foi atribuído ao aumento da produção de feijão (no total das três safras, 108,2%), milho (no total das duas safras, 103,5%), soja (84,5%) e arroz (67,0%).

 “Sergipe volta a ocupar posição de destaque, pois o estado sempre foi um grande produtor de milho, e agora a nossa produção, em termos proporcionais foi muito maior que os demais estados da Região. Isso nos deixa numa posição privilegiada no Nordeste e no Brasil. É bom chamar atenção que essa produtividade, se comparada com outros estados do país, Sergipe está bem à frente”, salienta o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal.

 Ainda de acordo com o estudo divulgado, a expansão ocorreu considerando as favoráveis condições climáticas em importantes áreas produtoras do Nordeste. Analisando a realidade em Sergipe, outros fatores também contribuíram para a boa safra. “Além do clima favorável, a aptidão do povo e o apoio do Governo, com assistência técnica de qualidade dada pela Emdagro, bem como a distribuição de sementes e horas/máquina, por meio da Secretaria de Agricultura foram fundamentais. É importante destacar também, que dividimos esse mérito com os produtores do Estado e sua capacidade de empreendedorismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário