terça-feira, 2 de junho de 2015

Blatter renuncia à presidência da Fifa após escândalos


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, renunciou ao cargo nesta terça-feira (2). Em coletiva realizada na sede da entidade, na Suíça, ele afirmou que irá permanecer no comando até as próximas eleições, que serão disputadas entre dezembro de 2015 e março de 2016, durante uma edição extraordinária do congresso da entidade. 

Reprodução

 
— Um novo presidente será eleito para me suceder. Vou continuar a exercer minha função até um novo presidente ser escolhido.
 
Blatter foi eleito para o seu quinto mandato na última sexta-feira (29), após seu adversário, o príncipe Ali Bin Al Hussein, da Jordânia, desistir de disputar o segundo turno do pleito. Apesar da vitória nas urnas, o suíço explicou sua atitude inesperada.
 
— Embora os membros da Fifa tenham me reelegido presidente, não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol. Jogadores, clubes, que inspiram a vida no futebol. É por isso que eu vou convocar um congresso extraordinário e colocar minha função à disposição.
 
Prestes a deixar o cargo, o suíço avisou que pedirá para que os estatutos sejam estudados a fim de evitar que um dirigente permaneça tanto tempo no poder quanto ele, que assumiu a presidência da Fifa pela primeira vez em 1998, no lugar do brasileiro João Havelange.
 
— Precisamos de limitação de mandatos, não apenas para o presidente, mas para o comitê executivo. Eu lutei por isso, meus esforços não foram suficiente, não posso fazer isso sozinho. Pedi a Domenico Scala [chefe do Comitê de Auditoria da Fifa] para implementar essas mudanças.

A data do término do mandato de Blatter não está certa, mas tem prazo para ocorrer, segundo explicou Domenico Scala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário