Agora não existe mais desculpa para não se vacinar. A campanha contra a contra a Gripe Influenza foi prorrogada para o dia 5 de junho em todo o Brasil. A decisão do Ministério da Saúde vem em decorrência da baixa procura nos postos. Em Aracaju, até o momento foram vacinadas 38.637 pessoas, o que corresponde a 34,25% do índice previsto para a capital. No Brasil inteiro foram vacinadas aproximadamente 19 milhões de pessoas (algo em torno de 38.6%).
Este ano, a vacina vem direcionada para: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e pacientes com doenças crônicas. Vale ressaltar ainda que o Ministério da Saúde incluiu os agentes prisionais, a população privada de liberdade e os indígenas.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA
A vacinação acontece em todas as 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju, das 7h às 17h ou no período da noite (para as dez USFs que estão funcionando em horário noturno, das 17h às 20h), durante a semana. Para tomar a dose, basta procurar uma USF levando a carteirinha de vacinação. Caso não possua carteirinha, na própria unidade será feita uma especialmente para que a pessoa tenha controle das vacinas recebidas.
"É preciso tomar a vacina o quanto antes, preparando o organismo para evitar o contágio com o Influenza. O prazo foi prorrogado e devemos redobrar a atenção para a gripe, que ainda é uma doença que atinge muitas pessoas, acamando principalmente crianças e idosos", frisou a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) de Aracaju, Tereza Cristina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário